Formação
Nuno Martins (1979, Porto) é doutorado em Media Digitais (2013) pela Universidade do Porto, tendo sido bolseiro de Doutoramento do Programa UT Austin-Portugal da Fundação para a Ciência e Tecnologia; Mestre em Arte Multimédia (2007) e licenciado em Design de Comunicação (2003) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2002, durante a licenciatura, foi bolseiro do Programa Socrates/Erasmus, tendo estudado na Willem de Kooning Academy – Hogeschool Rotterdam, na Holanda. Em 2020, concluiu o Pós-Doutoramento em Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Ensino
É Professor Coordenador (área de Design de Comunicação) na Escola Superior de Design (ESD) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Diretor do mestrado em Design Digital. Leciona desde 2008 no IPCA nos cursos de licenciatura em Design Gráfico e do mestrado em Design Digital; e foi também docente na licenciatura de Tecnologias de Comunicação Multimédia no ISMAI (2005/2006). Foi responsável pela criação e reformulação de vários cursos no IPCA, nomeadamente a criação do Mestrado em Design Digital; Coordenador da Área Científica de Design de Comunicação (2014-2021) e Diretor da licenciatura em Design Gráfico (2016-2017).
Investigação
Investigador Integrado do Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), com foco nas áreas do Design em Media Digitais, Design de Comunicação, Design de Identidade, e Design de Interface. Atualmente, é Investigador Responsável (IR) do projeto “ECHO – Ecoar o Eu Comunitário: desenhar a disseminação e replicação de práticas auto-iniciadas em comunidades urbanas desprivilegiadas num mundo pós-pandémico”, financiado pela FCT (EXPL/ART-DAQ/0037/2021); co-IR do projeto “HERIC 2D – Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas”, financiado pela FCT (2022.06008.PTDC); e participado, como membro de equipa, em vários projectos de investigação financiados.
Em 2017, co-fundou a DIGICOM – International Conference on Design & Digital Communication (http://digicom.ipca.pt), sendo responsável (Conference Chair) pela organização anual deste evento científico. É membro do conselho editorial de várias revistas científicas e foi co-editor de inúmeras publicações científicas na área do Design de Comunicação, nomeadamente livros de capítulos e actas de conferências internacionais.
Prémios e Referências
Foi várias vezes premiado, destacando-se os seguintes prémios: 3 Graphis Gold Award (2021, 2015 e 2014, EUA); 2 Graphis Silver Award (2020 e 2014, EUA); 1.º prémio – Mascote do Oceanário de Lisboa; 1.º prémio – Mascote do Pavilhão da Água do Porto; 1.º prémio – Logótipo da Porto Digital; 1.º Prémio “Vencedor On-line” no concurso Webdesign 2004, promovido pelo ESTAL; e 1.º Prémio no Concurso “Papies 2006” (categ. “Papies da Internet”).
Alguns dos seus projetos constam em mais de duas dezenas de livros de Design de Comunicação, editados em Hong Kong, Alemanha, Espanha, EUA, Áustria, Holanda, França, China e Reino Unido.